Portal de Eventos da ANCIB, XII ENANCIB: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE

Tamanho da fonte: 
A mediação cultural como ferramenta de comunicação nos museus de ciências
Joana Braga, Giulia Crippa

Prédio: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Sala: Sala 215@FCI - GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação
Última alteração: 22-09-2011

Resumo


Os museus são instituições que acompanham as mudanças da sociedade. Atualmente, nota-se um foco dessas instituições para o resgate de seu caráter educativo e a crescimento dos museus de ciências. Além disso, o museu atual sofre influência de novas dinâmicas de visitação e possui grande disponibilidade de tecnologias para o desenvolvimento de suas exposições. Portanto, neste contexto, para entender museu como um mecanismo de aprendizado e comunicação, com foco no conhecimento, é necessário refletir sobre a mediação. Isto porque é através dela e de seus dispositivos que o museu encontra o caminho para dialogar com o público e possibilitar que a visita museológica seja uma experiência transformadora.


Palavras-chave


mediação; museu de ciência; comunicação.

Referências


ALMEIDA, Marco Antonio de; CRIPPA, Giulia. A Ex-posição: uma experiência de mediação cultural. In: IX Enancib Diversidade cultural e políticas da informação, 2008, São Paulo. IX Enancib Diversidade cultural e políticas da informação, 2008.

BRITO, Fátima. Experimentando a mediação: desafio constante. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (ed.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. 144 p.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museus, ciência, tecnologia e sociedade. . In: VALENTE, Maria Esther Alvarez (org.). Museus de Ciência e Tecnologia – Interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007.

CAUNE, Jean. La médiation culturelle : une construction du lien social. Revue Les Enjeux de Linformation et Communication, v. 1, 1999. Disponível em: <http://w3.u-grenoble3.fr/les_enjeux/2000/Caune/Caune.pdf >. Acesso em: 17 de maio de 2011.

 

DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma - Revista de Ciências da Informação e da Comunicação, n.4, jun. de 2007, p. 3-36. Disponível em <http://prisma.cetac.up.pt/A_mediacao_a_comunicacao_em_processo.pdf>. Acesso em 13 de jun. de 2010.

FALCÃO, Douglas. Instrumentos científicos em museus – em busca de uma pedagogia de exibição. In: VALENTE, Maria Esther Alvarez (org.). Museus de Ciência e Tecnologia – Interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007.

MARANDINO, Martha. Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (ed.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. 144 p.

MARANDINO, Martha; et al. Educação em museus: a mediação em foco/ Organização Martha Marandino. São Paulo: GEENF/FEUSP, 2008. 36 p. Disponível em: <http://moodle.stoa.usp.br/file.php/661/A_mediacao_em_foco.pdf>. Acesso em: 12 de maio de 2011.

RANGEL, Vera. A museologia e a prática museal: conservadorismo e mudança. Cultura em Recorte: Revista Eletrônica de Museologia e Ação Cultural, Campinas, v.1, n.1, p. 5-17, jan/jun 2009. Disponível em: <http://culturaemrecorte.org/IMG/Rangel%20%5Bv1n12009%5D.pdf>. Acesso em: 24 de nov. de 2010.

RASSE, Paul. La médiation, entre idéal theorique et application pratique. Recherche en Communication, v. 13, s/n., 2000, p. 61-75. Disponível em: <http://hal.inria.fr/docs/00/06/20/96/PDF/sic_00000230.pdf >. Acesso em: 15 de maio de 2011.

SUANO, Marlene. O que é Museu. São Paulo: Brasiliense: São Paulo, 1986. 102 p.

TOLEDO, Marina Sartori de; CAIUBY, Maíra Moraes Coelho. O papel do mediador no museu interativo: a experiência do Museu da Língua Portuguesa. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (ed.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. 144 p.