Prédio: Biblioteca Central da UnB (BCE)
Sala: Sala Montada 1@BCE - GT 2: Organização e Representação do Conhecimento
Última alteração: 21-09-2011
Resumo
Com o objetivo de continuar apontando etapas necessárias à preparação de uma criteriosa análise documentária de fotografias, este trabalho aborda alguns tipos de leitura de imagens, alguns leitores de imagens, a importância do verbal na leitura de imagens, as diferenças entre texto e discurso visual, a semiologia barthesiana e os dois níveis de leitura de imagens e a leitura de imagens fotográficas para alguns autores.
Através de estudo bibliográfico, de leituras promovidas no âmbito de nosso grupo de pesquisa e em disciplinas ministradas na pós-graduação pôde-se levantar alguns enfoques para o assunto.
O que nos interessa é a abordagem histórica e documental da leitura de imagens fotográficas depositadas em acervos institucionais. Ainda que um pouco de Psicanálise, Sociologia, Arte, Filosofia e o que mais possa fazer parte de tal análise, aqui vamos nos concentrar na leitura que deveria ser feita por profissionais de acervos fotográficos de arquivos, centros de documentação e museus no tratamento documental da imagem, e abordar, de passagem, a leitura de recepção feita por usuários (pesquisadores de imagens).
Palavras-chave
Referências
ABRIL, Gonzalo. Cortar y pegar; La fragmentación visual em los origines Del texto informativo. Madrid: Ediciones Cátedra, 2003. (Signo e Imagen, 79).
ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Reflexões sobre iconografia etnográfica: por uma hermenêutica visual. In: FELDMAN-BIANCO, Bela, MOREIRA LEITE, Míriam L. (org.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998, p. 75-112.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
CASTRO, E. M. de Melo e. O fim visual do século XX & outros textos críticos. São Paulo: EDUSP, 1993.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
DE PAULA, Jeziel. 1932: imagens construindo a história. Campinas: Editora da UNICAMP/Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998. (Coleção Tempo e Memória, 7).
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a).
DUBOIS, Philippe. El acto fotografico: de la representación a la recepción. Barcelona: Paidós, 1986. (Paidós Comunicación, 20).
FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1986. (Princípios, 100).
GERVEREAU, Laurent. Ver, compreender, analisar imagens. Lisboa: Edições 70 (Arte e Comunicação, 89).
JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002. (Arte e Comunicação, 80).
LIMA, Ivan. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. (Coleção Antes, Aqui e Além).
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MANINI, Miriam Paula. O verbal e o visual no caso do Foto-Romance. Campinas, 1993. Dissertação (mestrado) - Instituto de Artes, UNICAMP.
MANINI, Miriam. Os usos da iconografia no ensino e na pesquisa: o acervo multimeios do Arquivo Edgard Leuenroth. Cadernos AEL, Campinas, n. 5/6, p. 221-244, 1996/1997.
MANINI, Miriam P. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. São Paulo, 2002. Tese (doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, USP.
MANINI, Miriam P. Leitura de informações imagéticas: ajustes ainda necessários ao “novo” paradigma, in MANINI, Miriam P.; MARQUES, Otacílio G.; MUNIZ, Nancy C. (org.s). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora, 2010, p. 11-31.
MIGUEL, Maria Lúcia C. A fotografia como documento. Uma instigação à leitura. Acervo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1/2, p. 121-132, 1993.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976. (Coleção Debates, 99).
ROUILLÉ, André. A fotografia; entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996. (Campo Imagético).
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção Campo Imagético).
SMITH, F. Compreendendo a leitura. 3ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.