Portal de Eventos da ANCIB, XII ENANCIB: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE

Tamanho da fonte: 
UMA POLÍTICA DE INFORMAÇÃO-COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE UM PORTAL DA ÁREA DA SAÚDE
Thiago Petra, Silvia M. M. Costa, Nilton Bahlis dos Santos, Sueli Rodrigues de Sousa

Prédio: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Sala: Sala 213@FCI - GT 11: Informação e Saúde
Última alteração: 02-10-2011

Resumo


A construção da política de informação-comunicação no campo da qualidade do cuidado de saúde em uma instituição pública implicou uma primeira etapa de apreensão do contexto de desenvolvimento institucional, desde os antecedentes até o momento de explicitação da proposta de política, que já orientava, de forma tácita, as ações e articulações que viabilizaram sua existência e funcionamento. O ato de apreensão da realidade demandou a confecção de um estudo exploratório, cujos resultados são apresentados e discutidos no presente trabalho, que teve como objetivos analisar os elementos tacitamente manifestos como política de informação-comunicação para o projeto Proqualis e fundamentar sua explicitação. O caminho metodológico perpassou pela análise documental, entrevista com atores-chave e pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da ciência da informação. Como uma espécie de “fotografia”, os resultados revelaram os contornos da política praticada e indicaram algumas perspectivas fundamentadoras de uma proposição para a formalização da política de informação-comunicação a ser desenvolvida desse momento em diante.


Palavras-chave


Proqualis, Ministério da Saúde, ICICT/Fiocruz

Referências


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. 3a edição, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

 

FREIRE, I. M. Barreiras na comunicação da informação tecnológica. Fac símile de texto publicado na revista Ciência da Informação, DF, v.20, n.1, p..51-54, jan./jun. 1991

 

GONZÁLEZ DE GOMEZ, M N. O papel do conhecimento e da informação nas formações políticas ocidentais. Ci. If., v. 1, n. 2, p. 109-210, jul./dez. 1987.

 

LE COADIC, Yves-Fraçois. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos. 2ª ed. rev. e atual. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gome, 2004

 

MARTINS, Eduardo V. O contexto político e o discurso da ciência da informação no Brasil: uma análise a partir do IBICT. Revista Ciência da Informação. DF. vol. 33, no. 1, 2004.

 

MORAES, Ilara H. S. Informações em saúde – da prática fragmentada ao exercício da cidadania. Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1993.

 

MORAES, Ilara H. S. Política, tecnologia e informação em saúde – a utopia da emancipação. Salvador, BA: Casa da Qualidade Editora, 2002.

 

NAVARRO, Pablo. Internet como dispositivo de interação virtual. 1997. Disponível em:http://www.netcom.es/pnavarro/Publicaciones/InternetDispoInteracVirtua.html. Acesso em 5 de dezembro de 2004.

RODRIGUEZ, José Alberto de Francisco e SANTOS, Nilton Bahlis. Multribuição: interação e colaboração em pesquisas em rede. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v5, n.1, p.30-39, Mar., 2011 [www.reciis.cict.fiocruz.br]